top of page

Etapas de Ensino

MÉTODO IFSJ

Etapas de ensino / método de ensino

 

Método de Ensino

Em todas as etapas de ensino aplica-se o método proposto pelo Padre Luís Caburlotto, denominado Método Preventivo-Persuasivo, o qual privilegia a qualidade da relação entre o educador e o educando e a relação dialógica revestida de doce firmeza, de respeito, de estima e liberdade.

O Método Preventivo-Persuasivo permite passar, gradativamente, de uma educação diretiva a uma educação participativa, suficiente para gerar confiança e tornar o educando ativo no próprio processo de formação.

 

Prevenir, persuadir e corrigir

Dentro do Método Preventivo-Persuasivo prevenir, persuadir e corrigir ganham contornos especiais, responsáveis pela configuração do estilo educativo e do método de ensino desenvolvido em nossa Escola.

Prevenir assume o sentido positivo de fazer emergir os recursos que a pessoa traz dentro de si e de fornecer-lhe, antecipadamente, os meios para enfrentar o quanto a vida lhe reserva.

Persuadir significa, antes de tudo, indicar com clareza o quadro de valores ao qual se faz referência, as metas a serem atingidas e as regras necessárias para alcançá-las, encontrando, através de um diálogo de estima, respeito e liberdade entre educador e educando, as estratégias para conseguir tudo isso. Especialmente relevante neste processo é fazer com que os educandos adquiram o valor “social” da ação do indivíduo (as leis como garantia da liberdade de cada um) e, com isso, a consciência da infração.

A correção de uma transgressão empenha fortemente a sabedoria do educador, chamado a experimentar todos os caminhos da admoestação e da persuasão antes de “punir”. Neste extremo recurso, o educador é convidado também a fazer prevalecer decididamente o interesse pelo educando sobre toda animosidade pessoal.

NOSSOS DIFERENCIAIS

Presença-Internacional.jpg

PRESENÇA INTERNACIONAL

Hoje, existem cerca de 200 Irmãs Filhas de São José do Caburlotto, em diversas comunidades situadas na Itália, no Brasil, nas Filipinas e no Quênia, atendendo a milhares de crianças, adolescentes e jovens, bem como suas famílias, em sintonia com o estilo educativo próprio do Instituto.

Parceria-com-a-Família2.png

PARCERIA COM A FAMÍLIA

Ter um acompanhamento dentro e fora da Escola é essencial para o aluno se sentir confiante, por isso prezamos pelo contato direto e claro com a família para entender e atender as dificuldades dos alunos e suprir da melhor forma possível para que seu desenvolvimento seja completo e atinja todas as áreas de sua vida.

Educação-Digital.jpg

EDUCAÇÃO DIGITAL

Estabelecemos uma interação com as demandas do mundo e a forma de ensinar o aluno, por isso as atividades pedagógicas possuem interatividade por meio do uso de ferramentas tecnológicas que impulsionam e qualificam o ensino (multimídia nas salas de aula e tablets para os alunos).

Alunos-protagonistas.jpg

ALUNOS PROTAGONISTAS

A educação precisa acompanhar o novo perfil de alunos que chegam com vontade de aprender mas sendo os autores da construção do seus próprios conhecimentos, tendo voz, sendo críticos à conteúdos que recebem e entendendo a importância dos valores para a prática da cidadania.

Alunos-preparados-para-o-mundo2.png

ALUNOS PREPARADOS PARA O MUNDO

Os alunos participam de vários projetos multidisciplinares para alcançar os melhores resultados nos processos seletivos do país. Além disso, são oferecidas ferramentas de capacitação e aprimoramento para o ENEM, focando sempre na garantia do equilíbrio necessário para uma formação qualificada saudável.

Plurall.png

PLURALL

No Plurall, disponibilizamos listas de exercícios para que os alunos possam praticar o que aprenderam em aula, vídeos para ajudar a solucionar as tarefas e tutores que respondem detalhadamente as dúvidas que surgem em relação ao conteúdo do material didático.

Proposta-pedagógica.jpg

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Válida para todas as etapas de ensino, sustenta-se na importância que é dada à orientação de cada educando para que possa firmar-se em valores permanentes e fundamentais de cidadania, verdade responsabilidade, e amor, para que lhe possibilite uma adequada e promissora inserção social.

Infraestrutura2.png

INFRAESTRUTURA

O ambiente acolhedor e inspirador da Escola contribui para um aprendizado significativo, instigando o educando a procurar respostas e conhecer os diversos espaços além da sala de aula onde acontece a aprendizagem. Com quadra esportiva, laboratório e salas multidisciplinares os alunos têm diversas oportunidades à sua frente.

Robótica.jpg

ROBÓTICA

Os alunos da Escola São José, desde o Maternal, possuem aulas de Tecnologia Aplicada e Robótica Educacional, que juntas incentivam o aprendizado das disciplinas de matemática, física e língua inglesa, além de estimular o raciocínio lógico e auxiliar no desempenho pessoal e profissional.

bottom of page