top of page

PRESENÇA INTERNACIONAL

Mapa mundi 2.jpg

Um homem, um sonho.

 Na Veneza do século XIX, um jovem sacerdote, atendeu aos apelos que Deus lhe fazia através da realidade difícil na qual estava inserido: período de guerras com a Áustria, crianças órfãs abandonadas pelas ruas, entregues aos maus costumes, aos vícios, aos perigos.

 

O amor por Jesus Cristo e pelo Reino de Deus deixava seu coração inquieto. Ele precisava dar uma resposta amorosa à situação daquelas crianças e jovens. Através da educação, ele sonhou salvá-las, e conseguiu – salvou muitas! Contando com o auxílio de outras jovens sonhadoras. As pessoas de seu tempo já diziam dele: “É um santo!”. Em sintonia com esse sentimento de quem com ele conviveu, em 2015 ele foi proclamado Beato pela Igreja Católica. Este jovem sacerdote, santo e sonhador é para nós um exemplo a ser seguido. Ele pensou em tudo e deixou herdeiras e herdeiros do carisma que recebeu de Deus. Seu nome: Luís Caburlotto (1817-1897). Sobre seus herdeiros e herdeiras, bem… é outra parte da história…

 

Herdeiras de um sonho…

 

As jovens sonhadoras que ajudaram o Padre Luís nos cuidados com as crianças eram catequistas da paróquia onde ele trabalhava. Com o passar do tempo, o número de leigas no grupo foi aumentando. As moças solicitaram ao sacerdote que as organizasse numa congregação religiosa.

 

Feliz com a decisão e prontamente atento ao pedido, o Beato Padre Luís Caburlotto fundou o Instituto das Filhas de São José em 30 de abril de 1850. O sacerdote confiou ao modelo e exemplo de São José – educador de Jesus, o carisma educativo de sua congregação!

 

As Filhas de São José foram responsáveis por fazer com que o sonho e o carisma do padre se estendessem no tempo e no espaço. Fiéis ao sonho inicial, as Irmãs continuam acreditando que “Educar é salvar!” e que a “Educação é arte do coração!”. Da Itália, as Irmãs foram para o Brasil (1927), para as Filipinas (1992) e para o Quênia (2002), levando educação a jovens e crianças desses vários países e das mais diferentes condições sociais.

 

É o sonho do sacerdote veneziano que se realiza também hoje, na ação das Filhas de São José e de muitos outros educadores que são fiéis ao carisma educativo do Beato Padre Luís Caburlotto. São seus herdeiros e herdeiras, continuadores de seu sonho. Mais que isso: continuadores de sua ação cristã no mundo.

 

Assim, desde o tempo das Irmãs pioneiras, muitas foram as Filhas de São José que dedicaram suas preciosas vidas nas Unidades Educativas e Unidades de Assistência Social, realizando aquele sonho bonito que saiu do coração de um sacerdote veneziano. Juntamente com educadores leigos e leigas, nas mais diferentes tarefas, elas mantêm acesa a chama do carisma educativo herdado do Beato Padre Luís Caburlotto – a educação que salva, pois arte do coração e de renúncia pessoal!

 

Mas o mais bonito disso tudo é que nós fazemos parte da realização desse sonho. E isso é outra parte da mesma e bonita história…

Agora, o sonho é seu...

 Hoje as Unidades Educativas do IFSJ oferecem Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio com excelência acadêmica e formação cristã. As Unidades de Assistência Social oferecem aos usuários processos vivenciais de emancipação pessoal e cidadania. Esta história continua e é, também, a história de todos os que convivem nos espaços do IFSJ.

 

Realizar o sonho do Beato Padre Luís Caburlotto, que brotou do coração de Deus, é uma urgência. O sonho de um mundo melhor para se viver, sonho de educação como arte do coração, que ajude a salvar as pessoas! E tem muita gente para continuar realizando o sonho: Filhas de São José, educadores, voluntários, pais, mães, familiares, e centenas de jovens e crianças que, a cada dia, convivem nas Unidades Educativas do Instituto.

 

Se você ainda não está conosco, venha fazer parte dessa história: esperamos por você!

NOSSAS UNIDADES NO BRASIL

FACHADA ESJVM.jpg

ESCOLA SÃO JOSÉ DE VILA MATILDE

Rua Dona Escolástica Melchert da Fonseca,

nº 108 - Vila Matilde CEP:03513-000
São Paulo – SP

Tel (11) 2652-2110

DSC_7894.jpg

ESCOLA SAGRADA FAMÍLIA

Avenida Dom Pedro II,

nº 804 - Centro 

CEP:13320-240

Salto – SP

Tel: (11) 4029-6799

DSC_7730.jpg

ESCOLA SÃO JOSÉ DE PORTO FELIZ

Pça. Dr. José Sacramento e Silva,

nº 13 - Porto Feliz

CEP:18540-055
Porto Feliz – SP

Tel: (15) 3261-9460

bottom of page